REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TEMAS LIVRES
1. DO PRAZO
A data limite e irrevogável para o envio dos resumos é até o dia 31 de agosto de 2016. Após esta data as inscrições de temas livres serão consideradas encerradas.
2. DAS REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS RESUMOS
Somente serão analisados pela Comissão Julgadora dos Temas Livres os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:
- Fundamentação/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou (aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases.
- Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho.
- Delineamento e Métodos: OBRIGATORIAMENTE indicar o tipo de estudo (quanti/quali, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/ retrospectivo, ensaio clinico, etc.). NÃO serão aceitos trabalhos de REVISÃO DE LITERATURA. Os RELATOS DE CASO serão aceitos se comprovado seu interesse e validade científicos, segundo o julgamento e critérios da Comissão Julgadora dos Temas Livres. Descrever claramente a metodologia utilizada para a seleção da população, as intervenções realizadas e instrumentos aplicados.
- Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos.
- Conclusões/Considerações finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.
2.1. Formatação dos resumos
Os títulos devem ser em letras maiúsculas e em negrito;
Os nomes dos autores não precisam estar em ordem alfabética. O nome do autor apresentador deverá estar sublinhado. Usar o modelo Sobrenome, Iniciais (Souza, ABC; Silva, CDE);
Abaixo do nome dos autores deverá constar o nome da instituição onde o trabalho foi realizado e, se possível, o email para contato;
O número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (já incluídos os espaços), excluídos o titulo e nome dos autores/afiliação institucional e palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto.
É obrigatória a presença e farão parte da contabilização do número total de caracteres os textos “Introdução/Fundamentos”; “Objetivos”; “Delineamento/Métodos”, “Resultados”, “Conclusões/Considerações finais”.
Usar fonte Arial, tamanho 12 em TODO o resumo, do titulo aos autores e corpo do texto. Não usar negrito no texto, apenas no resumo.
Não utilize no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”.
Não inclua agradecimentos e não mencione no resumo fontes financiadoras.
Sempre que possível, omita no corpo do texto o nome da instituição aonde o trabalho foi desenvolvido.
2.2. Do envio
Os Resumos dos Pôsteres serão enviados EXCLUSIVAMENTE através de formulário on line disponível no site, http://www.sbcmpr.com.br. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.
As bibliografias consultadas NÃO devem ser enviadas através do resumo, mas devem ser obrigatoriamente expostas durante a apresentação dos trabalhos, no formato ABNT.
A decisão pela apresentação no formato pôster ou apresentação oral compete exclusivamente à comissão julgadora, decisão esta considerada irrevogável.
O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso. O autor principal (relator) e mais 2 (dois) autores, deverão, obrigatoriamente, estar oficialmente inscrito no congresso até a data do envio da versão final do resumo.
Não há limite para o envio de resumos por um mesmo autor. ENTRETANTO, cada resumo poderá ter no máximo CINCO autores, e cada autor-relator poderá apresentar no máximo DOIS trabalhos. Se forem aceitos mais de dois resumos do mesmo autor-relator, um dos co-autores deverá obrigatoriamente ser indicado para apresentar os demais trabalhos, competindo exclusivamente aos autores essa indicação, até o prazo máximo de 1º (primeiro) de setembro de 2016, ou o(s) último(s) trabalho(s) será(ao) automaticamente excluído(s).
ATENÇÃO: NÃO será permitida a inclusão de novos co-autores após a confirmação do envio da versão final do resumo através da internet.
3. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS
O processo de aprovação e seleção será realizado do seguinte modo:
Revisão e Avaliação: todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados, de modo independente e sigiloso, por dois consultores titulados, membros da Comissão Julgadora de Temas Livres. Cada consultor atribuirá uma nota (0 á 10), com base nos seguintes critérios:
- Originalidade e relevância;
- Qualidade do delineamento/pacientes e métodos;
- Qualidade e clareza dos resultados apresentados;
- Adequação do texto no que tange a correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo.
Ao final das avaliações será calculada a média de cada resumo, e definida a conseqüente seleção ou não do trabalho.
Os resumos que apresentarem notas extremamente discrepantes após a avaliação dos consultores serão revisados conjuntamente pela Comissão Julgadora.
4. CONFECÇÃO DO PÔSTER E APRESENTAÇÃO ORAL
Dimensões máximas do pôster: 0,9m (largura) x 1,00m (altura)
O pôster deverá ser auto-explicativo. Sugere-se que seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos (quando aplicáveis): Título, Autores e afiliações institucionais, Introdução/Justificativa/ Fundamentação, Objetivos, Delineamento/Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões/Considerações finais, Bibliografias (adotar as normas da ABNT) e endereço eletrônico (ou postal) de contato do autor principal. A montagem e retirada dos pôsteres é de exclusiva obrigação e responsabilidade dos autores. Pôsteres não retirados até o final do evento serão considerados abandonados, e serão inutilizados sem aviso prévio ou ressarcimento aos autores. O tempo máximo de apresentação dos pôsteres é de dez minutos.
Trabalhos apoiados integral ou parcialmente por instituições de fomento a pesquisa devem ter citadas a fonte de apoio. É sugerido a todos os autores que DECLAREM se o estudo foi ou não aprovado/analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da instituição.
A apresentação oral deverá ser editada através do software PowerPoint ® ou compatível. Recomenda-se que o autor teste a apresentação e traga o arquivo gravado em pelo menos duas mídias diferentes. O tempo máximo de apresentação será de 10 minutos, incluindo apresentação do autor.
Os trabalhos serão analisados e julgados segundo os seguintes critérios:
- a originalidade;
- a metodologia;
- a apresentação;
- a objetividade;
- a organização;
- referências bibliográficas;
- respeito ao tempo de apresentação estipulado;
- a postura, a didática, os recursos e estratégias.
A organização do congresso não se responsabilizará pelo transporte, hospedagem e outros gastos dos autores e/ou relatores dos resumos aceitos, bem como não fornecerá material áudio-visual para a apresentação dos pôsteres.
ATENÇÃO: A COMISSÃO ORGANiZADORA NÃO SE RESPONSABILIZARÁ PELA GUARDA E ZELO DO MATERIAL EM EXPOSIÇÃO.
5. DOS CERTIFICADOS
Os certificados estarão disponíveis no site do congresso cinco dias após o término do evento. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR RELATOR (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação e o sobrenome/iniciais dos demais autores.