Normas para inscrição e apresentação dos trabalhos científicos

PRAZO PRORROGADO até às 23h59 do dia 01 de setembro de 2024


NORMAS PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO

DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

  1. DO PRAZO
    A data limite para o envio dos resumos para inscrição dos trabalhos científicos é até as 23h59min do dia 30 de agosto de 2024, horário de Brasília. Após esta data as inscrições de trabalhos científicos serão consideradas oficialmente encerradas. É obrigatória a leitura completa deste regulamento e o tácito aceite das normas antes do envio dos resumos. No mínimo UM dos autores do trabalho científico já deverá estar com sua inscrição oficialmente regularizada e aceita no evento do ato do envio do trabalho, caso contrário a submissão do resumo será automaticamente considerada inválida.

  2. DAS CATEGORIAS DOS TRABALHOS
    O resumo deverá ser incluído pelo autor principal em apenas uma das duas categorias seguintes (e respectiva subcategoria, quando pertinente), a saber: 
    2.1 – CATEGORIA PRINCIPAL
    2.1.1- INVESTIGAÇÃO: Trabalho original, inédito, abrangendo ensaios controlados e randomizados, estudos de testes diagnósticos e de detecção, estudos descritivos, observacionais e de intervenção, assim como pesquisa básica com animais de laboratório, desenvolvida por quaisquer estudantes e/ou profissionais que não se encaixarem no item 2.1.2.
    2.1.2 - DISSERTAÇÃO / TESE: Trabalho original, inédito, produto de dissertação de mestrado ou tese de doutorado, já defendidos ou em fase de conclusão.
    2.2 – CATEGORIA ESPECIAL
    2.2.1 - CASOS CLÍNICOS: Relato de um ou mais casos, inéditos, com justificada razão para apresentação (apresentações clínicas incomuns, iconograficamente exuberantes, efeitos adversos ou terapêuticas inovadoras), descrição de novo método diagnóstico ou nova abordagem terapêutica.

  3. REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS RESUMOS
    3.1 Formatação dos Resumos
    O título deve ser em letras maiúsculas e em negrito, e não deve exceder 200 caracteres (com espaços).
    IMPORTANTE: O título deve, obrigatoriamente, omitir informações institucionais e de autoria, de modo a ficar assegurado o anonimato durante o processo de avaliação. A identificação do autor ou da instituição em qualquer parte do resumo (título, resumo, corpo do texto ou ilustrações) implicará sua automática DESCLASSIFICAÇÃO.
    Os nomes dos autores não precisam estar em ordem alfabética. O nome do autor apresentador deverá estar sublinhado. Usar o modelo “Sobrenome, Iniciais” (Exemplo: Souza, ABC; Silva, CDE).
    Abaixo do nome dos autores deverá constar o nome da instituição onde o trabalho foi realizado e, se possível, o e-mail para contato.
    ATENÇÃO: O número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (já incluídos os espaços), excluídos o título e nome dos autores/afiliação institucional e palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidas por uma menção anterior no texto.
    As palavras “Introdução e/ou Fundamentos”; “Objetivos”; “Métodos”, “Resultados”, “Conclusões e/ou Considerações finais” devem, obrigatoriamente, estar presentes no texto do resumo e farão parte da contabilização do número total de caracteres.
    Usar fonte Arial, tamanho 12 em todo o resumo, do título aos autores e corpo do texto. Não usar negrito no texto,apenas no título. Não utilizar no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”. Não incluir agradecimentos e não mencionar fontes financiadoras no resumo. Após o texto, é OBRIGATÓRIA a inclusão de no mínimo TRÊS e no máximo SEIS palavras chaves, que deverão ser selecionadas a partir dos descritores disponíveis e existentes no DECS/MESH (http://decs.bvs.br/).
    3.2 – Itens Obrigatórios
    3.2.1 – CATEGORIA PRINCIPAL:
    Somente serão analisados pela Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos os resumos desta categoria que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:
    • Fundamentos/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases.
    • Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho.
    • Delineamento e Métodos: obrigatoriamente indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/ experimental, caso e controle, prospectivo/ retrospectivo, ensaio clinico, etc.). Nesta categoria não serão aceitos trabalhos de REVISÃO DE LITERATURA. Descrever claramente a metodologia utilizada para a seleção da população, as intervenções realizadas e instrumentos aplicados.
    • Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, mencionar somente os resultados significativos.
    • Conclusões/Considerações finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.
    3.2.2 – CATEGORIA ESPECIAL: Somente serão analisados pela Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos os resumos desta categoria que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:
    • Fundamentação/Introdução: Estado atual do conhecimento sobre o tema apresentado e sua importância.
    • Motivo da comunicação: Razão que justifica a apresentação. Por exemplo, raridade, aspectos clínicos inusitados, evolução atípica, inovações diagnósticas e terapêuticas.
    • Relato(s) do(s) caso(s): História e evolução (caso clínico); descrição de nova técnica diagnóstica ou nova abordagem terapêutica.
    • Discussão: Argumentos sobre achados clínicos e laboratoriais, diagnósticos e tratamentos; vantagens/desvantagens de método diagnóstico/terapêutico.

  4. DO ENVIO
    Os resumos dos trabalhos científicos deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através de formulário online disponível no site do evento www.sbcmpr.com.br. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.
    As bibliografias consultadas NÃO devem ser enviadas através do resumo, mas devem ser obrigatoriamente expostas durante a apresentação dos trabalhos, no formato Vancouver.
    O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor (es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso. Os autores deverão obrigatoriamente estar oficialmente inscritos no congresso até a data do envio da versão final do resumo.
    Não há limite para o envio de resumos por um mesmo autor. Entretanto, cada resumo poderá ter no máximo CINCO autores, e cada autor-relator poderá apresentar no máximo DOIS trabalhos. Se forem aceitos mais de dois resumos do mesmo autor-relator, um dos co-autores deverá obrigatoriamente ser indicado para apresentar os demais trabalhos, competindo exclusivamente aos autores essa indicação, até o prazo máximo de 30 de agosto de 2024, ou o(s) último(s) trabalho(s) será (ão) automaticamente excluído(s).
    ATENÇÃO: NÃO será permitida a inclusão de novos coautores após a confirmação do envio da versão final do resumo através da internet.

  5.  DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS
    Todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados, de modo independente e sigiloso, por dois consultores titulados, membros da Comissão Julgadora de Trabalhos Científicos. Cada consultor atribuirá uma nota com base nos seguintes critérios:

     Originalidade:

    • 0 = estudo não é original;
    • 1 = estudo original;
     Relevância:
    • 0 = não apresenta relevância/contribuição ao avanço das ciências médicas;
    • 0,5 = contribui com informações pouco relevantes;
    • 1 = contribui com informações muito relevantes;
     Delineamento do estudo:
    • 0 = Estudo de série de casos;
    • 0,5 = Estudo observacional transversal;
    • 1 = Estudo de caso-controle e ecológico;
    • 1,5 = Estudo de coorte e Estudo Experimental;
    • 2 = Ensaio Clínico Randomizado e Quase randomizado;
     Qualidade na descrição dos métodos:
    • 0 = insuficiente
    • 0,5 = incompleto
    • 1 = regular
    • 1,5 = bom
    • 2 = muito bom
     Qualidade e clareza na apresentação dos resultados:
    • 0 = insuficiente
    • 0,5 = incompleto
    • 1 = regular
    • 1,5 = bom
    • 2 = muito bom
     Correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo.
    • 0 = insuficiente, não há correlação
    • 0,5 = incompleto
    • 1 = regular
    • 1,5 = bom
    • 2 = muito bom
    A fim de homogeneizar os critérios individuais da avaliação dos trabalhos, as notas dos avaliadores serão corrigidas a partir do índice de severidade de cada avaliador segundo a fórmula abaixo:

    Nota do trabalho = 10*Nota do Avaliador para o trabalho / (Maior nota do avaliador)
    Por exemplo, se um dos avaliadores concedeu a todos os trabalhos que avaliou como nota máxima a nota 8, o denominador da fórmula acima será oito, e a nota do trabalho que estiver sendo avaliado será multiplicada por 10 e dividida por oito. Se o outro avaliador concedeu como nota máxima 10, o denominador também será 10, e a nota concedida será a própria nota do avaliador para o trabalho.
    Os resumos que apresentarem notas extremamente discrepantes após a avaliação dos consultores serão revisados conjuntamente pela Comissão Julgadora.
    Ao final das avaliações será calculada a média das notas atribuídas a cada resumo e serão aprovados somente os trabalhos que obtiverem média maior ou igual a 6,0. A decisão pela apresentação no formato pôster ou apresentação oral compete exclusivamente à comissão julgadora, decisão essa considerada irrevogável.
    Os trabalhos aprovados para apresentação na Categoria Principal farão jus ao recebimento de certificado de apresentação. Os resumos mais bem pontuados, de acordo com os critérios estabelecidos neste regulamento, serão selecionados para apresentação oral, e concorrerão à premiação a ser definida pela Comissão Científica.Os trabalhos aprovados para apresentação na Categoria Especial farão jus ao recebimento de certificado de apresentação, e o melhor caso clínico escolhido pela plenária fará jus a Certificado de Menção Honrosa.

  6.  CONFECÇÃO DO PÔSTER E APRESENTAÇÃO ORAL

    Dimensões máximas do pôster:
    0,9m (largura) x 1,00m (altura)
    O pôster deverá ser autoexplicativo. Sugere-se que seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos(quando aplicáveis): Título, Autores e afiliações institucionais, Introdução / Justificativa / Fundamentação, Objetivos, Delineamento / Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões / Considerações finais, Bibliografias (adotar as normas da ABNT) e endereço eletrônico (ou postal) de contato do autor principal. A montagem e retirada dos pôsteres é de exclusiva obrigação e responsabilidade dos autores. Pôsteres não retirados até o final do evento serão considerados abandonados, e serão inutilizados sem aviso prévio ou ressarcimento aos autores. O tempo máximo de apresentação dos pôsteres é de dez minutos.Trabalhos apoiados integral ou parcialmente por instituições de fomento a pesquisa devem ter citadas a fonte de apoio. É sugerido a todos os autores que DECLAREM se o estudo foi ou não aprovado/analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da instituição.A apresentação oral deverá ser editada através do software PowerPoint® ou compatível. Recomenda-se que o autor teste a apresentação e traga o arquivo gravado em pelo menos duas mídias diferentes. O tempo máximo de apresentação será de 10 minutos, incluindo apresentação do autor.Os trabalhos serão analisados e julgados segundo os seguintes critérios:
    • a originalidade;
    • a metodologia;
    • a apresentação;
    • a objetividade;
    • a organização;
    • referências bibliográficas;
    • respeito ao tempo de apresentação estipulado;
    • a postura, a didática, os recursos e estratégias.
    A organização do congresso não se responsabilizará pelo transporte, hospedagem e outros gastos dos autores e/ou relatores dos resumos aceitos, bem como não fornecerá material audiovisual para a apresentação dos pôsteres.

  7. DOS CERTIFICADOS
    Os certificados estarão disponíveis no site do congresso cinco dias após o término do evento. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR RELATOR (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação e o sobrenome/iniciais dos demais autores.